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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Microsoft cria personagem de anime para o Internet Explorer ‘bombar’ na Ásia

Nada melhor para a Microsoft que usar um anime para promover um produto na Ásia. Por isso, a fabricante do Windows criou uma personagem usando os tradicionais traços da animação japonesa para divulgar os recursos do Internet Explorer 11 no continente. A heroína da companhia de software ganhou uma página no Facebook, vídeo no Youtube e muitos fãs.
Personagem da Microsoft é heroína em um anime no YouTube (Foto: Reprodução/The Verge)Personagem da Microsoft é heroína em um anime no YouTube (Foto: Reprodução/The Verge)
A campanha começou na última quarta-feira (6), com a divulgação de um vídeo chamado de “Anime Festival Asia Special Video - feat Inori Aizawa” no YouTube. Desde então, já teve quase 400 mil visualizações e se tornou um sucesso na Internet. Ele tem pouco mais de dois minutos e mostra a chamada Inori Aizawa, personagem principal, em uma grande aventura.
O vídeo tem elementos que lembram muito alguns clássicos dos animes, como Sailor Moon, Chobits e Neon Genesis Evangelion. A "mascote" aparece correndo em um mundo fictício, fugindo de robôs assassinos. Quando um deles tenta atacá-la, um escudo com a letra “i”, em referência ao Internet Explores, da Microsoft, aparece para protegê-la na trama de animação.
Transformação no estilo Sailor Moon é um dos destaques do vídeo (Foto: Reprodução/YouTube)Transformação no estilo Sailor Moon é um dos destaques do vídeo (Foto: Reprodução/YouTube)
Aí entra o lado “Sailor Moon”. Ela passa por uma transformação semelhante às das personagens do desenho, com uma roupa (azul, claro, e também com uma janelinha do Windows) envolvendo o seu corpo e dando “poderes” para que ela possa enfrentar os vilões.
A batalha é intensa e há algumas outras referências à tecnologia, como painéis com telas sensíveis ao toque que ela usa para visualizar todos os robôs, e de onde comanda alguns ataques aos inimigos eletrônicos. No fim, um chefão aparece e "do nada" a história para, cortando para um quarto. Na verdade, a menina estava apenas jogando um game no seu PC.
Na mesa dela, aliás, além do computador, há referências à Microsoft com um tablet que é igualzinho ao Surface e também com um celular que lembra bastante produtos da linha Lumia, da Nokia, e que utiliza o seu sistema operacional móvel, o Windows Phone 8.
Tudo não passou de um jogo no PC (Foto: Reprodução/YouTube)Tudo não passou de um jogo no PC (Foto: Reprodução/YouTube)
Apesar de preparado para o público de Cingapura, o vídeo se tornou viral e ganhou fama em todo o mundo. O anime do IE 11 e Inori foi criado pela Microsoft de Cingapura e dedicado a todos os fãs do gênero em todo o mundo para celebrar o Anime Festival Asia (AFA) 2013.
Curiosamente, esta não é a primeira vez que a Microsoft aposta nos animes para conquistar o mercado asiático. O site The Verge relembrou algumas ações semelhantes para o Windows 7, Silverlight e produtos mais recentes como o próprio Windows 8 na região da Ásia.
TechTudo Download: Direto do SkyDrive da Inori, quatro opções de papel de parede
Para quem gostou da ideia e quer seguir acompanhando a saga de Inori Aizawa, caso haja continuações dos vídeos, a Microsoft criou até perfil da Inori no Facebook, com a descrição: “Meu nome é Inori e sou a personificação do Internet Explorer”. Em referência ao histórico complicado do IE, o texto diz: "Quando eu era jovem, eu costumava ser desajeitada e lenta".
A página já possui mais de 15 mil fãs e é atualizada pela companhia de software diariamente.
Página da personagem no Facebook é um sucesso (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Página da personagem no Facebook é um sucesso (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Em uma era onde, mais do que nunca, a propaganda é a alma do negócio, a Microsoft utiliza o marketing segmentado para tentar obter uma maior penetração no mercado da Ásia. Ao que tudo indica, o vídeo foi um sucesso. Resta saber se a aquisição de produtos da empresa e a utilização do Internet Explorer 11 na região também terão o mesmo sucesso de Inori.
Veja o vídeo de Inori, feito pela Microsoft para o Internet Explorer:

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